SAÚDE

Governo do Estado realiza curso de capacitação para pessoas com Síndrome de Down

Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), deu início à segunda turma do curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para pessoas com Síndrome de Down. A aula inaugural aconteceu na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje).

Dando continuidade ao primeiro curso, que aconteceu no município de Pedro Leopoldo, no ano passado, a segunda turma do Pronatec vai atender 25 alunos com deficiência intelectual. Ao fim de 200 horas de conteúdo, eles receberão o título de Recepcionista de Eventos.

“Como coordenador do programa, tenho muito orgulho de fazer parte desta iniciativa, que faz diferença para os alunos e seus familiares. O objetivo da Sedectes é contribuir na capacitação humana, em suas mais diversas formas, para uma sociedade mais justa”, afirma o coordenador do Pronatec Sedectes, Euler Darlan, durante o pronunciamento de abertura.

Com o apoio de Dudu do Cavaco, membro do Instituto Mano Down, que há 7 anos auxilia  pessoas com Síndrome de Down a serem protagonistas de suas histórias – a aula inaugural começou com um show do artista. Fonte de entusiasmo para todos os participantes, Dudu, acompanhado da noiva Vitória e do irmão e presidente do Instituto Mano Down, Leonardo Gontijo, motivou os presentes.

Para Cleide Maria Gonçalves Costa, mãe da aluna Stephanie Mary Costa, a capacitação em Recepcionista de Eventos, proporcionado pelo Pronatec Sedectes, vai abrir portas para o maior sonho da filha, que é poder trabalhar. “Estamos muito felizes com esta oportunidade. Acreditamos que ela poderá entrar no mercado de trabalho, fazendo o que ela vai aprender aqui”, diz.

Os alunos, por meio dos pais, vão receber ajuda de custo de R$ 9,00 por dia. O auxílio vai ser de acordo com o dia de aula frequentado. Além disso, todos receberão material escolar e uniforme. Para participar o aluno deve ter idade superior a 16 anos.

HOJE EM DIA

COMPARTILHAR