ECONOMIA

Indústria já sinaliza recuperação

xc

Mesmo que a passos lentos, a indústria mineira vem se recuperando, e a expectativa é de saldo positivo a partir do próximo ano. Segundo a Pesquisa Indicadores Industriais (Index), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), divulgada na segunda-feira (2), o faturamento real do setor recuou 1,1% de janeiro a agosto de 2017, registrando, no acumulado de 12 meses, retração de 4,7%. O recuo é o menor desde maio de 2014. Já na comparação com o mesmo período de 2016, o indicador avançou 4%.

Impulsionada pela reação dos setores automotivo e alimentício, ligados à produção, no que diz respeito às horas trabalhadas e utilização da capacidade instalada, a evolução da taxa aponta para uma recuperação gradual, segundo a gerente de estudos econômicos da entidade, Daniela Britto.

As horas trabalhadas na produção, segundo a pesquisa, cresceram 1,3% em agosto, excluídos os efeitos sazonais. Entre janeiro e agosto de 2017, a variável recuou 1,8%, enquanto que nos últimos 12 meses a queda foi de 2,6%.

O TEMPO

COMPARTILHAR