ITABIRA E REGIÃOPOLÍTICASAÚDE

Itabira já tem 29 pessoas desabrigadas por causa das chuvas

As fortes chuvas que atingem a região de Itabira, já deixaram pelo menos oito famílias e 29 pessoas desabrigadas, todas do bairro Gabiroba. Elas foram retiradas de suas casas nas últimas horas em Itabira.

Todas as famílias ficarão alojadas inicialmente na escola municipal Esther Pereira, no mesmo bairro, e posteriormente, segundo a Defesa Civil e a prefeitura, terão o auxílio aluguel.

 

As famílias viviam entre a rua dos Eletricistas e a avenida Almir Pessoa de Magalhães, um barranco desmoronou e atingiu os fundos de casas que estavam logo abaixo e comprometeu as estruturas de casas vizinhas.

Toda a área foi isolada pela Defesa Civil e Polícia Militar. Algumas famílias ainda resistem a deixar suas casas.

Vários outros pontos da cidade estão sendo monitorados pela Defesa Civil. Entre eles estão o bairro Praia, onde o canal da avenida Cristina Gazire transbordou. Há registros de alagamentos também na Vila Paciência, e bairro Machado.

Desde a última quinta-feira (23), o município montou uma força tarefa em conjunto com a Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e a mineradora Vale.

Em caso de emergência, a força tarefa pode ser acionada por meio do telefone 199 ou 3839-2147. O órgão municipal manterá plantão 24 horas. É orientada à população que evite situações de perigo, tenha cuidado com o uso e manuseio de equipamentos elétricos e saia de áreas sujeitas a deslizamentos e alagamentos.

De quinta-feira (23), até a manhã deste sábado (25), choveu em Itabira cerca de 200mm, segundo o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

COMPARTILHAR