Lei publicada no Diário da União oficializa Dia Nacional do Rádio
A escolha do dia 25 de setembro é uma homenagem a Edgard Roquette-Pinto, o “pai do rádio brasileiro”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, no dia 14 de janeiro, a Lei nº 15.101, que institui o dia 25 de setembro como o Dia Nacional do Rádio. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A data já era comemorada anteriormente, mas foi devidamente oficializada pelo presidente Lula. A escolha do dia 25 de setembro é uma homenagem ao nascimento de Edgard Roquette-Pinto, considerado o “pai do rádio brasileiro”. Médico, professor e antropólogo, Roquette-Pinto foi um pioneiro ao fundar, em 1923, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira emissora brasileira, que mais tarde se tornaria a Rádio MEC. Sua visão inovadora transformou o rádio em um veículo de disseminação de cultura e informação, revolucionando a comunicação no país.
A oficialização do Dia Nacional do Rádio ocorre em um ano especial, que marca os 140 anos de nascimento de Roquette-Pinto e os 70 anos de seu falecimento.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou a importância da nova lei. “Ter um dia dedicado ao rádio é reconhecer sua relevância histórica e seu papel indispensável na sociedade. É uma oportunidade de refletir sobre a importância de preservar e valorizar esse meio de comunicação tão democrático, que tem o poder e o dever de levar informações confiáveis a todos os brasileiros. O rádio é também uma ferramenta poderosa para educar e entreter a população, conectando pessoas nos cantos mais remotos do país e sendo fundamental para a formação cultural e social do nosso povo”.