GERAL

Maíra Manga encerra a temporada 2023 da série Música de Câmara no Memorial Vale

O Memorial Vale recebe nesta quinta-feira, 14 de dezembro, mais uma atração da série “Música de Câmara”, projeto da Orquestra Ouro Preto que reúne grandes talentos da música mineira para apresentações intimistas, repletas de excelência e versatilidade. A última apresentação da temporada 2023 do projeto será a cantora Maíra Manga, vem se destacando por suas sofisticadas interpretações. O concerto gratuito acontece às 19h e os ingressos podem ser retirados uma hora antes, no local do evento (Praça da Liberdade, 640 – Savassi).

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .

A curadoria da série “Música de Câmara” é assinada pelo maestro Rodrigo Toffolo e a programação ao longo do ano prevê a apresentação de uma série de duos, trios e quartetos formados por artistas que são referência em seus instrumentos e se destacam no universo da música sinfônica ou popular.

Dona de um timbre personalíssimo, Maíra alia técnica e expressividade, colocando-se inteiramente a serviço da canção. Filha do compositor Célio Manga, a música sempre esteve presente em sua vida. Sempre com profunda paixão e compromisso para com a música popular brasileira, conciliou seus estudos formais com uma pesquisa de sonoridades e repertórios diversos.

Em dezembro de 2021, a cantora lançou pela Biscoito Fino seu primeiro álbum intitulado “LÁ”, um trabalho todo dedicado à obra inédita do compositor Sergio Santos, sendo 8 faixas em parceria com o poeta Paulo César Pinheiro. São 12 faixas que contaram com os músicos: Sergio Santos, Rafael Martini, Felipe José e Luca Raele, além das participações especiais de André Mehmari, Rodolfo Stroeter, Grupo Vocal Brasileirão

e também da orquestra russa St. Petersburg Studio Orchestra.

Em março de 2022, recebeu do II Prêmio da Música Popular Mineira o prêmio de Melhor Canção na categoria MPB e afins, pela canção “RAONI” gravada em seu álbum de estreia. Maíra já se apresentou ao lado de importantes nomes da música brasileira como: Celso Murilo, Nailor Proveta, André.

O projeto “Música de Câmara” dá continuidade à parceria entre a formação mineira e o Memorial Vale, iniciada em 2019 com o projeto “Mulheres na Música”, que homenageava compositoras, instrumentistas e

pesquisadoras de destaque na cena mineira, mas foi interrompido pela pandemia de Covid. A curadoria vai ao encontro da vocação do espaço localizado na praça da Liberdade, valorizando as tradições e a arte do nosso estado sem perder de vista o olhar contemporâneo.

Serviço:

Música de Câmara com Maíra Manga

Gratuito

Data/horário: quinta-feira(14/12) às 19h

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.

Horário de funcionamento: Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 20h30, com permanência até as 21h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.

Entrada Gratuita.

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

COMPARTILHAR