GERALITABIRA E REGIÃOSAÚDE

Máscaras deixam de ser obrigatórias para crianças em escolas de Itabira

A Prefeitura de Itabira publica decreto nesta sexta-feira (23), no Diário Oficial do Município, desobrigando o uso de máscaras por crianças em escolas do município, bem como nos veículos de transporte escolar. A medida se dá pela estabilidade do cenário da Covid-19 na cidade, bem como avanço dos índices de vacinação desse público.

O novo decreto leva em conta o índice de transmissão do coronavírus abaixo de 1, o que significa pandemia em retração. Nesta semana, por exemplo, apenas um caso da doença foi registrado em Itabira até aqui. A cidade tem uma pessoa internada em enfermaria e três em isolamento domiciliar. O último óbito registrado no município foi em 9 de julho.

A vacinação entre as crianças também avançou. No público de 5 a 11 anos, 98% tomou a primeira dose e 72,9% tomou a segunda. A Secretaria Municipal de Saúde atualmente vacina crianças com 4 anos, enquanto aguarda disponibilização de doses por parte do Estado para ampliar a imunização para a turma de 3 anos.

Segundo o decreto, os responsáveis pelas unidades escolares deverão observar os protocolos gerais e específicos publicados pelo município. O documento também estabelece que a desobrigação poderá ser revista em caso de alterações no cenário epidemiológico.

O novo decreto também desobriga o uso de máscaras nos serviços de autoatendimento em estabelecimentos alimentícios. O uso da proteção ainda continua obrigatório nas unidades de saúde e nos ônibus do transporte coletivo municipal.

COMPARTILHAR