Memorial Vale convida para o “Xoxote-se da Liberdade”
O Memorial Vale convida o público para o “Xoxote-se da Liberdade” com os artistas DJ Pedro & Bino e o Trio Manacá da Serra, neste domingo, dia 25 de junho, durante o “Arraiá da Liberdade”, que vai acontecer na Praça da Liberdade, na entrada do Palácio da Liberdade, das 14 horas até 19 horas, evento gratuito. O Xoxote-se é uma festa LGBTQIAP+ que toca xote, forró, xaxado, brega e piseiro, e faz parte das homenagens do Memorial Vale ao mês do orgulho LGBTQIAP+.
O Xoxote-se
A ideia do Xoxote-se é criar um ambiente seguro para demonstrar afeto e dançar como e com quem quiser. Vai ter quadrilha, comidas típicas, bebidinhas e música boa. Todos os gêneros e tipos de casais são bem-vindos! No Xoxote-se celebra-se a diversidade e a regra é se divertir sem medo de ser quem se é. Haverá o show do trio Manacá da Serra, formado por Bárbara Barcellos, Theo Lustosa e Dil Brasil, que traz um repertório que explora a cultura plural desse Brasil gigante, em um mix do forró da Serra do Araripe com as Serras das Minas Gerais, do Nordeste com o Sudeste, bem simbolizada cultural e geograficamente por Dunas de Itaúnas, que fica exatamente na divisa entre as duas regiões.
Para abrir e fechar a pista, mostrando a música de todos os cantos do país, entram em cena DJ Pedro & Bino, codinome da dupla Débora Ventura e Isabella Figueira. Conhecidas como integrantes da sapa-band Dolores 602 e do bloco Truck do Desejo, as duas vão trazer uma seleção do melhor da música estradeira, forrozeira, sertaneja, brega, sapatona e rancheira do país. Haverá também uma quadrilha liderada pelas artistas Lara Sousa e Carol Assis.
A festa surgiu em 2019, criada pelas artistas Isabella Figueira e Fernanda Polse. Nesses cinco anos foram realizadas doze edições com artistas como Gali Galó, Luana Flores, Obinrin Trio, Xote das Meninas, Forró de Saia, Manacá da Serra, Forró da Onça, e djs Sandra Leão, Las Palozas, Dj Pedro & Bino, DJ Confusa e a residente Belezazu. As festas já aconteceram em casas como Gruta!, Oca Livre, Yanã, Galpão Paraíso, Presságio e também na Virada Cultural de BH. Xoxote-se é para todes.
O Arraía da Liberdade
O Xoxote-se vai acontecer dentro do “Arraiá da Liberdade”, que será realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS). O Arraiá da Liberdade será realizado em três dias de celebração da mineiridade e das tradições juninas, valorizando as raízes culturais do estado, de 23 a 25 de junho, em frente ao Palácio da Liberdade, com entrada gratuita. O Arraiá da Liberdade faz parte do programa Minas Junina, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo que visa promover e valorizar as festas juninas em todo o estado de Minas Gerais. O programa busca preservar as tradições culturais, fortalecer o turismo e proporcionar momentos de lazer e diversão para a população mineira.
O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.
Serviço: Memorial Minas Gerais Vale
Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi
Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita
Memorial Minas Gerais Vale
O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.