Minas Gerais lidera o turismo no Brasil pelo segundo ano consecutivo
Com crescimento 100% acima da média nacional em 2024, Minas Gerais consolidou sua liderança no turismo do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A posição reafirma o setor como fundamental no desenvolvimento econômico do estado, respondendo por quase 7% do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro e assegurando milhares de empregos.
Ao todo, mais de 32 milhões de turistas estiveram em Minas Gerais em 2024. Desse total, cerca de 42,6 mil visitantes são estrangeiros, número 10,6% maior em relação ao ano anterior, de acordo com Ministério do Turismo, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Polícia Federal. Entre janeiro e outubro de 2024, o segmento respondeu pela criação de quase 20 mil postos de trabalho.
“O ano de 2024 ficará marcado como um período de conquistas históricas para o turismo em Minas Gerais. Os números comprovam que Minas se consolidou como destino de destaque, atraindo não apenas visitantes nacionais, mas também um número crescente de turistas internacionais”, disse o governador Romeu Zema.
“Continuaremos trabalhando para que Minas Gerais siga encantando o mundo, promovendo desenvolvimento e fortalecendo nossa mineiridade como símbolo de acolhimento e inovação”, completou o governador do estado.
Sustenta o grande momento do turismo mineiro uma sólida estratégia do Governo de Minas, com projetos como o Carnaval da Liberdade, o Inverno em Minas e o Natal da Mineiridade. No Carnaval, por exemplo, a economia de Minas foi impactada em quase R$ 5 bilhões, garantindo mais de 100 mil empregos temporários. Na Semana Santa, 500 mil pessoas visitaram diversos destinos culturais e religiosos, movimentando 600 cidades.
Há outras iniciativas permanentes desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), como o Plano Diretor do Turismo Verde, que abrange o Selo Turismo Verde Minas, coordenado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
Essas ações fortalecem o turismo sustentável, promovendo roteiros que integram natureza, aventura e experiências gastronômicas em regiões como a Serra da Canastra, a Cordilheira do Espinhaço e o Circuito das Águas. Além disso, o ICMS Turismo beneficiou 569 municípios, um aumento de 13% em relação ao ano anterior, assegurando recursos que ampliam a infraestrutura e as ações de divulgação em todas as regiões.
“A parceria entre a Codemge e a Secult-MG é um pilar estratégico para impulsionar o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais. Juntos, estamos fortalecendo iniciativas que valorizam nossa rica diversidade cultural, promovem o turismo sustentável e geram oportunidades para a população”, comenta o presidente da Codemge, Sérgio Lopes.
Expansão da malha aérea e acessibilidade
Minas Gerais conta atualmente com voos regulares para 14 cidades, ampliando o acesso aos destinos turísticos e fomentando o fluxo de visitantes. O Aeroporto Internacional de Confins registrou um aumento de 26,8% no fluxo de passageiros em outubro, totalizando mais de 10 milhões de embarques e desembarques no acumulado do ano.
Ocupação hoteleira em alta
O setor hoteleiro também reflete o avanço do turismo. De janeiro a novembro, a taxa de ocupação na região metropolitana de Belo Horizonte atingiu 62,83%, enquanto o interior registrou 49,62%, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2023. O incremento é impulsionado pela diversificação de atrações, como festivais culturais, experiências gastronômicas e ecoturismo.
Impacto no setor de comércio e serviços
A consolidação de Minas Gerais no turismo nacional tem impacto direto no setor de comércio e serviços, conforme destaca o presidente do Sebrae Minas e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.
“Em parceria com Secult-MG, impulsionamos o setor com a criação de novas rotas turísticas, a participação dos receptivos em grandes eventos no Brasil e o fortalecimento do Carnaval em BH e no interior, por meio do programa Meu Negócio é Carnaval, elevando nosso estado a um novo patamar na geração de emprego e renda”, diz.
Destaques de 2024
Os Modos de Fazer O Queijo Minas Artesanal foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, elevando ainda mais a visibilidade global do estado.
O Parque Inhotim e os Parques Estaduais também registraram um aumento significativo de visitações, consolidando Minas como destino de turismo sustentável.
Fonte: Agência Minas