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Minas Gerais no clima da Páscoa: Varejo espera crescimento nas vendas

A Páscoa se aproxima, trazendo consigo a expectativa de um período de boas vendas para o comércio varejista em Minas Gerais. Segundo a recente pesquisa “Expectativa do Comércio Varejista – Páscoa 2025”, realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, um panorama otimista se desenha: 41,7% dos varejistas do setor alimentício mineiro projetam vendas robustas, impulsionadas pelo espírito festivo e pelas tradições da época. Além disso, um expressivo contingente de 39,9% dos empresários tem expectativa de faturamento superior ao registrado na Páscoa de 2024, sinalizando um cenário de crescimento e prosperidade para o setor.

Para 47,0% das empresas afetadas pela data, os resultados das vendas devem ser semelhantes aos de 2024 e outras 11,9% esperam por resultados piores. Para 55% das empresas do ramo alimentício, a Páscoa não tem impacto nas vendas. O comércio de Páscoa compreende o período entre 27/02 e 16/04 de 2025.

A pesquisa ouviu 374 empresas, entre os dias 10 e 20 de março, sendo cerca de 37 em cada região de planejamento – Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo.  As regiões com maior impacto positivo nas vendas, conforme a pesquisa são, nesta ordem: Sul de Minas, Mata, Jequitinhonha-Mucuri e Central.

Os principais motivos para a boa expectativa de vendas citados pelos estabelecimentos foram: valor afetivo da data (49,3%), otimismo/esperança (37,3%) e aquecimento do comércio (20,9%). Já os comerciantes que não estão otimistas com a Páscoa citam valor alto dos produtos (55,0%), crise econômica (30,0%) e endividamento do consumidor como principais motivos para um desempenho negativo nas vendas.

Na data de realização da pesquisa, 72,4% dos estabelecimentos já haviam iniciado as vendas e a estimativa é de que os ovos de Páscoa, as caixas de chocolate e barras, nesta ordem, serão os itens com mais saída. Para 82,7% dos comerciantes, o consumidor prefere fazer as compras na Semana de Páscoa sendo que 42,3% observam que o cliente, às vezes, faz pesquisa de preço e 28,8% avaliam que os clientes pesquisam sempre.

Conforme 22,5% dos empresários ouvidos, o gasto médio por cliente deve variar entre R$ 70,00 e R$ 100,00; para outros 21,04%, o ticket médio deve ficar entre R$ 100,00 e R$ 200,00.  O cartão de crédito parcelado, cartão de crédito à vista e pix foram mencionados como as principais formas de pagamento que os comerciantes acham que os clientes vão usar.    

As ações para impulsionar as vendas incluem propagandas (36,9%), garantir um atendimento diferenciado (36,3%) e promoções e liquidações (25%), já 13,7% das lojas estão optando por não adotar qualquer ação para alavancar suas vendas. Entre os 44,1% dos estabelecimentos que pretendem fazer divulgação e promoção de produtos online, 86,7% utilizarão Instagram e 72,0% Whatsapp. Entre as 29,25% das empresas que fazem vendas online, o Whatsapp é o principal canal, utilizado por 72,1% delas. 

Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca que a Páscoa de 2025 tem expectativas promissoras sendo importante data para o comércio varejista de alimentos no estado de Minas Gerais. “Notamos que este ano mais empresas esperam ser impactadas. Além disso, há uma perspectiva de vendas melhores do que no ano passado mesmo com o valor alto dos produtos. Observamos que os empresários pretendem vender mais ovos de Páscoa, resultado diferente de 2024, ano em que as expectativas de maiores vendas estavam atreladas às caixas de bombons, itens que normalmente possuem menor ticket médio. O valor afetivo da data e a disponibilidade de gastos do consumidor, mesmo que por meio do cartão de crédito parcelado, também se destacam como fatores que corroboram a expectativa de um aumento significativo para o período”, explica Martins.

 Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade.  Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para o setor e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio.  Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.

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