GERAL

Moradores de Barão de Cocais recebem capacitação gratuita para o mercado de trabalho e fomento do empreendedorismo na região

O casal Sérgio Inácio e Michelli Aparecida, moradores de Barão de Cocais, concluíram o Curso Técnico de Informática para Internet oferecido pelo PPMT. Foto: Arquivo pessoal

Mais de 50 alunos do Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT) completaram os cursos técnicos de Informática para Internet, Administração e Meio Ambiente, no último dia 27, em Barão de Cocais. Com duração de aproximadamente 1.200 horas, os cursos técnicos fazem parte das formações de maior duração. Além deles, o PPMT oferece cursos de iniciação profissional, qualificação e aperfeiçoamento, com carga horária entre 20 e 600 horas.

Ao longo dos dois anos desta versão do PPMT, mais de 1.200 alunos já receberam capacitações diversas. O projeto, oferecido pela Vale e Prefeitura Municipal, conta com a execução do IEL/FIEMG e Senai. A iniciativa faz parte do desdobramento do tema Educação do Plano de Compensação e Desenvolvimento de Barão de Cocais, elaborado pela Vale em conjunto com o Município de Barão de Cocais, e ratificado pelo Acordo celebrado com a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais e os Ministérios Públicos do Estado de Minas Gerais e Federal em 18 de Agosto de 2023.

O empresário Sérgio Inácio, formando do curso técnico em Administração, destacou a importância do projeto para o próprio negócio. “O curso me ajudou a gerir melhor meu negócio, aprimorando meus conhecimentos e ampliando minha mente para criar, inovar e gerar novas oportunidades tanto para mim, quanto para nossos clientes. Hoje, me sinto muito mais preparado e seguro, pois o conhecimento adquirido tem como consequência decisões mais assertivas”, afirmou.

Já Michelli Aparecida, que se formou no curso técnico de Administração, contou que, embora sonhasse com esta oportunidade, nunca teve condições para buscar qualificação na área. “O PPMT veio como um realizador de sonho para mim. Durante a jornada de estudos, eu recebi várias propostas de oportunidades tanto fora quanto dentro da empresa que trabalho. Ao longo do curso, pude aplicar muitos conhecimentos adquiridos com a equipe que lidero e, sem dúvidas, hoje me sinto mais experiente e preparada para novos desafios”, disse.

Para o gerente de Reparação da Vale, Lucas Soares Silva, a formação das primeiras turmas do PPMT é um marco importante para as capacitações em parceria com o Senai. “Centenas de pessoas passaram pelas formações de curta, média e longa duração. Investir em formação profissional ficou em primeiro lugar no trabalho de priorização das iniciativas do plano. Ver a concretização de sonhos e fazer parte disso é muito gratificante para a empresa”, ressaltou.

PPMT está com inscrições abertas para 18 cursos

O PPMT está com inscrições abertas para as próximas turmas. São mais de 290 vagas para 18 cursos de duração e níveis diferentes. Dentre os cursos gratuitos oferecidos pelo projeto, estão: Sistemas Fotovoltaicos, Dashboards e Power BI, Impressão 3D, Dicção e Oratória, Gestão de Pessoas e Equipes, e Diagnóstico Guiado em Motores.
Para mais informações sobre datas, duração e cursos disponíveis, e realizar a inscrição, clique aqui.

COMPARTILHAR