Oscar 2023: os indicados e os favoritos para o prêmio de Melhor Filme
Principal premiação do cinema mundial, o Oscar acontece na noite deste domingo (12), com a cerimônia se iniciando às 21h. A transmissão será da TNT e da HBO Max. Confira os indicados e os favoritos na principal categoria da noite, de Melhor Filme.
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Maior indicado da noite, com 11 ao todo, o filme dirigido por Daniel Kwan e Daniel Scheinert é o grande favorito a vencer a principal premiação do Oscar. Ele mostra uma ruptura interdimensional que afeta a vida de Evelyn (Michelle Yeoah) e sua família, trazendo a reflexão sobre inúmeros acontecimentos da vida, que podem vir acontecer independente da dimensão.
O longa venceu boa parte das premiações que antecedem o Oscar e servem de termômetro para prever quem serão os vencedores da cerimônia.
Nada de Novo no Front
Há duas coisas já tradicionais no Oscar: premiar filmes feitos nos EUA e, no mínimo, indicar um filme que se passa na primeira ou na segunda Guerra Mundial. Se encaixando no segundo quesito, Nada de Novo no Front, ambientado na primeira grande guerra, é um dos candidatos que pode desbancar Tudo em Todo Lugar. Por outro lado, a produção alemã é a única de língua não inglesa e, em 94 edições da premiação, apenas uma vez (Parasita – 2020) um filme desse tipo levou a principal categoria da noite.
Nada de Novo no Front conta a história de um soldado alemão que se mostrava empolgado e iludido em ir para os campos de batalha na Primeira Guerra Mundial, mas é “engolido” pela dura realidade desse evento.
Os Banshees de Inisherin
O longa irlandês é mais um que não foi feito nos EUA e chega forte no Oscar. O filme venceu mais de 15 premiações, mas, nas principais, não conseguiu chegar ao prêmio mais importante. A dramédia (drama + comédia) conta a história de dois amigos que se encontram e um deles decide romper relações, criando uma confusão que se alastra por toda a comunidade local.
Os Fabelmans
O filme é produzido, dirigido e inspirado na juventude de um dos maiores nomes do cinema, Steven Spielberg, contando a história de um jovem que se apaixona por filmes após sua primeira ida ao cinema. O longa venceu as principais categoria do Globo de Ouro, por exemplo, e pode surpreender levando o principal prêmio do Oscar, já que a premiação historicamente olha com bons olhos para biografias.
Top Gun: Maverick
O novo filme de Top Gun, protagonizado por Tom Cruise 36 anos depois do primeiro, foi aclamado e classificado por Steven Spielberg como o “filme que salvou Hollywood em 2022”. Só por isso, o longa já chega com força na premiação. Ele ainda tem a premissa de ser um filme que exalta o patriotismo norte-americano, algo que a Academia (os votantes) costuma gostar. Apesar disso, uma vitória na principal categoria é pouco provável.
Outros indicados
Concorrem ainda para a principal premiação do Oscar: Tár, Elvis, Avatar: O Caminho da Água, Triângulo da Tristeza e Entre Mulheres.
Fonte: Hoje em Dia