Palestra do cantor sertanejo Don atraiu mais de 400 pessoas
Auditório da Funcesi ficou lotado. O depoimento das 400 pessoas presentes foi de elogio e valorização, afirmou a organizadora do evento, Camila Sgarbi. A maior parte do público presente são estudantes da rede pública de ensino. Boa parte dos alunos e até mesmo professores, se emocionaram com a palestra do sertanejo Don, da dupla de músicos Don e Juan.
Don, nome artístico de Roberval Cardoso, é tenor com apresentações em mais de 40 países. Também compositor, o cantor tem em sua trajetória de vida, situações de superação pessoal. Por esse motivo decidiu percorrer o Brasil com a palestra usando o tema: “Esforça-Te”. Seu parceiro de evento, o empresário do grupo Verde Ghaia Deivison Pedroza, não pôde comparecer, porque estava em São Paulo (SP) recebendo prêmio internacional sobre sustentabilidade.
O evento, na manhã desta terça-feira, 28 de novembro começou com apresentação do rapper Itabirano, Luquinha DDG, responsável pelo circuito Sarau Essência.
Posteriormente Don chamou atenção dos presentes com histórias e o seu depoimento de impacto, mostrando que sempre há caminho para quem pretende se livrar da dependência química. “Sempre há como sair do fundo do poço, superar desafios e escapar dos abismos que podem surgir”, disse o palestrante à equipe de organização. Ele ainda garantiu que a visita a Itabira foi apenas à primeira. “Teremos outras oportunidades”, destacou o sertanejo Don.
O evento teve aproximadamente duas horas de duração. Após a conclusão Don tirou fotos com fãs e distribuiu CDs e DVD para um convidado que se propôs a ir ao palco e cantar uma música sertaneja, no momento de descontração da palestra.
Entre as autoridades presentes haviam oficiais e praças lotados no 26º Batalhão de Polícia Militar e a Delegada de Polícia Dra Amanda Machado, titular da DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher) e ativista do movimento “16 dias contra a violência sexual e doméstica.”
As escolas estaduais que participaram: Palmira Morais, Maricas Magalhães, Doutor José de E Grisólia, Trajano Procópio Silva Monteiro (Premen), Marciana Magalhães, Dona Eleonora Nunes Pereira, Antônio Linhares Guerra, Emílio Pereira, Major Lage e Fazenda da Bethânia. Também compareceram representantes da Loja Maçônica União e Paz, Comppud (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas), Funcesi (Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira), Aposvale, Associação dos Portadores de Insuficiência Renal de Itabira e empresários que apoiaram a iniciativa.
A palestra foi promovida por meio do programa Superação, em parceira com o CONSEP, Comissariado da Infância e Juventude, os voluntários do SASP (Serviço de Ajuda Significativa ao Próximo) – ONG (Organização Não Governamental) atuante na prevenção às drogas em Itabira.