POLÍCIA

PF desarticula quadrilha que enviava cocaína para Europa por Santos

Paralisação. A greve na Receita durou mais de 50 dias e prejudicou o movimento no Porto de Santos

Minas Geras e outros quatro estados e o Distrito Federal são alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira (4) que visa desarticular um esquema de tráfico internacional de cocaína, que utilizava a cidade de São Paulo como entreposto e o porto de Santos como principal saída da droga. Conforme a corporação, a quadrilha que foi alvo da operação “Brabo” foi responsável por traficar mais de seis toneladas de cocaína pura para a Europa somente durante o período da investigação. 

Cerca de 820 policiais federais cumprem 190 mandados de busca e apreensão, 120 mandados de prisão preventiva e 7 mandados de prisão temporária nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, todos expedidos pela Justiça Federal de São Paulo.

Ainda de acordo com a PF, as investigações tiveram início ainda em agosto do ano passado, por meio da cooperação entre a PF e o DEA (agência norte-americana de combate ao tráfico de drogas). Foi feita a análise de cinco apreensões de cocaína realizadas entre os meses de agosto de 2015 e julho de 2016, sendo três delas realizadas no porto de Santos e duas em um porto na Rússia, vindas da cidade paulista. “Por suas características, levantou-se a suspeita de que um mesmo grupo tivesse sido responsável por todas as remessas, que totalizaram mais de  duas toneladas”, afirma.

COMPARTILHAR