Polícia Civil visita dependências e barragem da Vale em Itabira
Atendendo à solicitação do Delegado Regional de Itabira, Helton Cota Lopes, uma equipe da Vale recebeu, nas dependências da empresa, nesta data, Policiais Civis lotados em Itabira.
No primeiro momento, no auditório na Mina da Conceição, um Engenheiro Geotécnico palestrou sobre o processo de gestão de segurança e emergência das barragens e minas de Itabira. Explicou detalhes das quinze barragens localizadas no município, todas construídas com o método à jusante.
Finalizou afirmando que todas as barragens de Itabira atualmente são seguras, sem risco de rompimento.
Em seguida, um Bombeiro Civil da referida empresa demonstrou o PAEMB (Plano de Ação de Emergência para Barragem de Mineração).
Prevendo o pior cenário possível, foi elaborado um plano de ação envolvendo funcionários da empresa e diversos órgãos públicos em uma situação de rompimento concomitante de todas as barragens de Itabira.
O Delegado Helton demonstrou à empresa como será a atuação da Polícia Civil no simulado de rompimento, que será realizado no mês de agosto na cidade de Itabira.
Após a palestra, os participantes foram até a barragem de Itabiruçu, que armazena cerca de 130 milhões de metros cúbicos de rejeitos.
No local, puderam observar as obras que são realizadas ininterruptamente com o objetivo de ampliar a segurança da barragem.