POLICIA MILITAR APREENDE MENORES QUE COGITAVAM MASSACRE NA ESCOLA EM ITABIRA
A Diretora da Escola Estadual Trajando Procópio Alvarenga Silva Monteiro (PREMEM) fora procurada por diversos pais de alunos da escola alegando que tomaram conhecimento através de aplicativo WhatsApp, de grupo este denominado “109” Criado e utilizado por 2 menores um de 15 anos e o outro de 14 anos, onde segundo informações estariam planejando um massacre contra os alunos da Escola Premen na data do dia 22/04/19 (segunda feira).
De posse das informações a policia militar iniciou rastreamento na tentativa de localizar os menores em conflito com a Lei, em um antigo endereço do garoto de 15 anos, no Bairro Gabiroba, onde em contato com um senhor residente, este alegou que o menor morou no local, porém, teria mudado para o Bairro Água Fresca. Ele informou ainda que havia tomado conhecimento através de outros moradores do bairro que o menor teria espalhado em rede social que iriam causar um massacre na segunda feira e que diversas pessoas com medo estariam comentando no bairro que não iriam na escola.
Continuando as diligencias o menor de 15 anos, foi localizado em contato com a genitora do menor, foi explicado a situação, tendo ela de imediato autorizado a busca no quarto do menor, onde foi localizado uma máscara de cor branca.
O menor confirmou que realmente teria tecido comentários no grupo de aplicativo WhatsApp sobre um possível massacre na Escola com outras pessoas durante conversa no aplicativo. O Menor disse ainda que quem criou o grupo foi o primo dele de 14 anos, denominado “109” e que o primo dele havia lhe enviado o link e o colocado como administrador do grupo, que após se tornar administrador teria adicionado pessoas de outros Estados, os quais começaram a enviar mensagens excitando um massacre na segunda feira.
No telefone do menor foram encontradas diversas conversas sobre o fato, com ameaças e planejamento do ato.
De posse das informações os militares deslocaram até a residência do outro menor de 14 anos, no Bairro Gabiroba onde também lograram êxito na apreensão do menor, sendo também autorizado uma vistoria no quarto menor, porém, nada de ilícito foi encontrado no local.
O Menor de 14 anos disse que criou o grupo 109 no aplicativo WhasApp a princípio com os alunos do PREMEM com objetivo de estudos, porém, na quinta feira dia 18/04/19 colocou o primo de 15 anos como administrador do grupo lhe enviando um link e que seu primo enviou o link para outras pessoas, inclusive de outros Estados, que começaram a surgir mensagens de ameaças e também de massacre na segunda feira. Que tomou conhecimento que as mensagens começaram a se espalhar por Itabira sobre o possível massacre na segunda feira no PREMEM. Que ficou com medo da repercussão que as mensagens tomaram e preocupado com as consequências.
Os menores apresentaram os telefones celulares contendo as mensagens recebidas e enviadas, sendo estes apreendidos para caso seja necessário a realização de perícia do conteúdo.
Diante do exposto foi dado voz de apreensão aos menores por ato infracional de ameaça, sendo estes encaminhados a Delegacia de Polícia Civil acompanhado pelos pais, para que sejam tomadas as providências necessárias.