GERAL

População atingida pelo rompimento da barragem, em Brumadinho, recebe atendimento prioritário durante pandemia de COVID-19

Córrego do Feijão, Parque da Cachoeira, Pires e Tejuco estão entre as principais áreas de atuação da Vale na cidade

Os diversos projetos sociais apoiados pela Vale em Córrego do Feijão tiveram que se adaptar às regras de isolamento social impostas pelas autoridades públicas diante da pandemia de COVID-19. As aulas, antes presenciais e com frequência muitas vezes diária, agora ocorrem remotamente, com a ajuda de aplicativos como o Instagram e o WhatsApp.

Projetos como o Comfio, que usa o bordado como ferramenta de terapia e atende a cerca de 20 mulheres em Brumadinho – esposas, mães e filhas que perderam entes queridos no rompimento da barragem I – tivessem que se adaptar à nova realidade.

Além do apoio à continuidade dos projetos, a Vale segue empenhada em apoiar o Poder Público no combate à pandemia. Para isso, está repassando recursos para a construção, ampliação e reforma de hospitais, além de doar kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos governos federal, estaduais e municipais. São ações importantes para proteger os profissionais da área de saúde que estão na linha de frente na luta contra o coronavírus.

Combate à pandemia
Em âmbito federal, foram adquiridos 5 milhões de testes rápidos e 15,8 milhões de EPIs para o governo brasileiro. Os itens estão chegando ao Brasil em vôos fretados da China e o Ministério da Saúde está definindo a divisão das doações entre os estados, de acordo com critérios técnicos.

Mais de R$ 543 milhões foram liberados por ordem judicial para utilização em ações de prevenção e combate à pandemia do Covid-19 em Minas Gerais, dentre os valores depositados em juízo pela Vale e bloqueados em ações judiciais relacionadas ao rompimento da barragem B1 da mina do Córrego do Feijão.

Para fortalecer o combate à pandemia em Brumadinho, a Vale acaba de doar 38 mil máscaras cirúrgicas descartáveis e 18 mil luvas ao Hospital Municipal João Fernandes do Carmo. Em 20 de março, já havia sido entregue uma primeira remessa de álcool em gel e pares de luvas.

Atendimento às comunidades
Devido à pandemia, os atendimentos presenciais dos profissionais de Relacionamento com Comunidade foram interrompidos, como forma de manter o isolamento social. Os atendimentos continuam sendo realizados, majoritariamente de forma remota – por telefone ou via online -, mas também presencialmente, em situações de necessidade, como por exemplo na requisição de transporte entre regiões ou de atendimentos médicos. Também seguem funcionando a Central de Atendimento (0800 031 0831) e o Alô Indenizações (0800 888 1182).

OUTRAS AÇÕES EM BRUMADINHO
Antes mesmo do rompimento da barragem, a Vale já possuía uma forte atuação em Brumadinho, com destaque à Córrego do Feijão, distrito onde residiam vários empregados e terceiros da empresa. Após o rompimento, muitos desses programas sociais foram ampliados e outros tiveram sua atuação direcionada para atendimento às famílias das vítimas. Abaixo, segue breve descritivo de tais ações da empresa em Brumadinho.

Fomento Econômico
– Desde o final de 2015, a empresa apoia a produção de alimentos agroecológicos nos quintais produtivos e na horta comunitária de Córrego do Feijão, gerando emprego e renda localmente;
– Atendendo à demanda dos moradores, a empresa apoiou a reabertura da mercearia no distrito, com nova direção, por meio de um processo de incubação de negócios locais. O empreendimento está em funcionamento desde o dia 18 de abril;
– Lançado em dezembro de 2019, o projeto do Território-Parque em Córrego do Feijão – iniciativa da empresa que pretende levar infraestrutura e oportunidade de geração de emprego e renda para a população local – segue seu cronograma de implementação, com previsão de entrega dos primeiros equipamentos públicos para dezembro;
– Assim como o Comfio, os demais projetos sociais em curso em Córrego do Feijão seguem ativos, agora com atividades remotas. A medida tem caráter preventivo, sendo reavaliada semanalmente, visando sua retomada presencial. As iniciativas possuem caráter sociocultural, como por exemplo a capacitação em oficial de pedreiro e jardinagem (Yara Tupynambá), aulas de músicas e reforço escolar (Batucabrum) e a ressignificação de vidas por meio de atividades em grupo (Kairós). O objetivo da Vale com estes projetos sociais é apoiar a população diretamente atingida pelo rompimento da barragem, em ações que resgatem a sua autoestima, auxiliando na retomada de suas rotinas e dando suporte à melhoria de sua qualidade de vida.

Infraestrutura
– Paralisado em 23 de março, atendendo às recomendações das autoridades de saúde, o transporte de passageiros entre Córrego do Feijão e Brumadinho foi retomado na quarta-feira, 22 de abril. Nos veículos disponibilizados pela Vale serão cumpridas medidas preventivas de combate à pandemia de COVID-19, como higienização reforçada e lotação restrita à metade de sua capacidade;
– Não sofreu alteração o serviço de transporte com motoristas via contato telefônico, para atender às demandas urgentes da comunidade;
– A manutenção de vias urbanas, como a capina, foi paralisada preventivamente, atendendo ao decreto municipal que definiu medidas de combate ao novo coronavírus. No entanto, no dia seis de abril o serviço foi retomado, após liberação pela prefeitura, permitindo, por exemplo a manutenção da grama replantada no campo de futebol do distrito.

Reparação Social
– A Vale repassou R$ 32 milhões à prefeitura municipal, para a ampliação do suporte psicossocial às famílias de Brumadinho. Somente em Córrego do Feijão, há 24 núcleos familiares sendo atendidos atualmente, através de visitas rotineiras de profissionais especializados;
– Há, ainda, profissionais de Referência da Família atuando na comunidade, de forma não exclusiva, prestando atendimentos aos atingidos.

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