ITABIRA E REGIÃO

Prefeito Ronaldo Magalhães acompanha as ações do programa Cidade Limpa no bairro Pedreira

Prefeito Ronaldo Magalhães acompanha as ações do programa Cidade Limpa no bairro Pedreira

Na manhã de hoje (30), o prefeito Ronaldo Magalhães esteve no bairro Pedreira para avaliar os trabalhos do programa Cidade Limpa, que começou no último dia 22 e finaliza a primeira etapa no bairro, amanhã (31).

Segundo o Prefeito de Itabira, o programa surgiu pela necessidade de prevenir doenças como a dengue, chikungunya e zika. “É um trabalho de prevenção, principalmente devido aos anos que a população reivindica esse serviço e nunca foi atendida. Retiramos um grande volume de entulho, o que mostra o grande risco de dengue e outras doenças as quais a população fica exposta”. Ronaldo Magalhães também ressaltou que o programa vai atuar em todo o município. “Começamos pelo Pedreira e vamos fazer isso em toda a cidade. Acreditamos que o resultado será positivo”.

Além do recolhimento de entulho – que já ultrapassou a marca de 120 caminhões – da capina e poda em diversas áreas do bairro e da operação tapa-buraco, Ronaldo Pires Lott, secretário municipal de Obras, explicou que a Prefeitura, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PM/MG), está melhorando a iluminação pública nos principais pontos do bairro. “A PM está mapeando os locais de grande movimentação, como praças, esquinas, posto de saúde, escola e outros locais onde há necessidade de luz para que possamos atuar. Nós já trocamos mais de 300 lâmpadas e a meta é triplicar isso”. Ainda segundo ele, as novas lâmpadas oferecem mais iluminação e maior durabilidade. “Estamos trocando as lâmpadas de 100 watts (w) vapor mercúrio pela de 150w vapor sódio. Mas, em avenidas principalmente, estamos colocando lâmpadas de 250w. Essas lâmpadas duram e iluminam mais, além de serem mais econômicas”.

A moradora Luciana das Graças, que vive no Pedreira há 17 anos, disse estar assustada com a quantidade de sujeira retirada nos últimos dias. “Aqui é um lugar que acumula muita sujeira e posso dizer que nunca vi essa quantidade. Mas, tem bastante tempo que não limpam nada no bairro”, revelou a moradora. Já Silvânia Lacir Pereira, moradora do bairro há oito anos, destacou o descaso do governo municipal nos últimos anos. “Faz muito tempo que não temos uma limpeza dessas e isso deveria acontecer sempre por causa da dengue, que pode acabar com a nossa vida”, concluiu Silvânia.

Para Ailton Eustáquio Gomes “Ruy da rádio”, morador e proprietário da Rádio Comunitária Liderança, o programa Cidade Limpa oferece melhor qualidade de vida para a comunidade. “Esse trabalho vai evitar muita coisa ruim, como doenças e proliferação de bichos. Agora, o nosso trabalho é conscientizar o povo para manter a limpeza”. O prefeito Ronaldo também reforçou a necessidade de conscientizar a população. “A limpeza pública é nosso dever, mas nunca será eficaz se os moradores não ajudarem a manter o trabalho”, finalizou.

Cronograma

Entre os dias 1º e 05/06, a força-tarefa do Cidade Limpa vai para os bairros Vila Paciência e Pará. De 6 a 12/06, nos bairros João XXIII e Machado. No bairro Centro, os trabalhos acontecem nos dias 13 e 14/06. Nos bairros Praia e Colina da Praia, de 19 a 23/06. No Campestre, 26 a 28/06. Nos bairros Fênix e Bálsamos, de 29 a 05/07.

Os serviços continuam em julho, nos bairros São Francisco e Cidade Nova (6 e 7/07). Já entre os dias 10 e 12/07, a comissão do projeto fará uma pausa para avaliar os trabalhos executados até o momento, retornando no bairro Santa Ruth, entre os dias 13 e 15/07.

Cidade Limpa

O projeto, uma das principais metas do governo Ronaldo Magalhães, é desenvolvido pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA), Obras (SMO), com a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira e, começa com o levantamento de problemas que as equipes do programa realizam em todos os bairros da cidade, sendo que a primeira etapa cuida do recolhimento de entulhos, da operação tapa-buraco e dos serviços de capina, roçada e poda necessários em diversas áreas da cidade. O programa alterna entre os bairros, primeiro é feito em um bairro mais afastado, depois em um mais central.

COMPARTILHAR