Prefeitura de Itabira realiza webinar sobre diversidade e equidade racial no mercado de trabalho
A Diretoria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Itabira realizará, no dia 13 de maio, às 19h, o webinar com o tema “A importância da valorização da diversidade e equidade racial no mercado de trabalho: incentivo às práticas assertivas pelas empresas que garantam impacto social positivo no município”. O evento online será em comemoração aos 133 anos de assinatura da Lei Áurea e contará com a participação da palestrante e professora de Finanças Corporativas, Janda Araújo.
A palestra terá duração de uma hora e tem como objetivo ampliar o debate para a promoção de ações significativas que efetivamente diminuam a desigualdade no mercado de trabalho e nas estruturas organizacionais das empresas de Itabira.
De acordo com a diretora para Promoção da Igualdade Racial, Nyara Martins Crispim, existe uma vertente nos movimentos das causas por igualdade que defende a não comemoração da data 13 de maio devido ao entendimento de que o marco representaria a abolição como um ato de “generosidade” da elite branca e transformaria a princesa Isabel na personagem principal da libertação dos escravos, encobrindo o protagonismo deles.
No entanto, Nyara explica que a realização do webinar busca mostrar que a data tem, sim, seu valor histórico e que, inclusive, pode ser ressignificada. “Nesse sentido, achamos importante trazer para nossa realidade um movimento que aborda a desigualdade racial no mercado de trabalho e, mais que isso, indique mecanismos para que possamos superar esse cenário”, disse.
Para participar do evento online o interessado pode se cadastrar através deste formulário. As vagas são limitadas! Após a inscrição, no dia do webinar, o convidado receberá no e-mail outro link para ter acesso direto à sala de bate-papo do encontro. A ferramenta utilizada para a realização do webinar será a plataforma Yealink, disponível para desktop e mobile. Entretanto, para celular será necessário baixar o aplicativo Yealink Meeting, disponível para Android e Apple.
Palestrante
Janda Araújo tem mais de 20 anos de experiência no varejo e, como executiva, atuou nas áreas de Inteligência Comercial, Marketing, Comercial e Pricing exercendo essas funções em grandes redes de varejo alimentar, farmaco e eletro. Também atuou nas áreas Comercial – Compras, E-commerce, Inteligência de Mercado e Controladoria.
Possui MBA em Finanças e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas, MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Especialização em Gestão Estratégica pela Business School e especialização em Inteligência Competitiva pela ESPM SP. Empresária e empreendedora, fundou a BP9 Business Partners – empresa que atua no segmento varejista, E-commerce B2C e de Representações de Marca – que foi vendida recentemente. Janda Araújo é conselheira da Women in Leadership in Latin America (WILL), ONG voltada para o empoderamento feminino nas organizações e voluntária no Grupo Mulheres do Brasil.
Também é membro do Comitê Executivo do Grupo Mulheres do Varejo que tem como propósito ampliar o número de mulheres em cargos de liderança no segmento varejista. De vendedora de salgados a executiva, Jandaraci ama falar sobre Empreendedorismo e Finanças – como conseguir a liberdade financeira e investir – tema do livro que está escrevendo: “Dinheiro sem Neuras”. Aborda sobre a importância da Diversidade em todas as esferas de poder, sob a perspectiva da “Normalidade em ser Diverso” – que também é tema de suas palestras – e Propósito, além de falar sobre Mercado, MicroEconomia e o impacto das reformas previdenciárias e tributárias para empresários e empreendedores brasileiros.
Entrevistas e Imprensa:
Interessados em conversar com a Janda Araújo podem solicitar a entrevista e marcar com antecedência. Dúvidas ou solicitações devem ser encaminhadas por e-mail para laura@dmtpalestras.com.br ou ligar no número (31)99203 4943. Fica expressamente proibida a filmagem, reprodução, exibição, transmissão para outro ambiente ou qualquer outra forma de veiculação da palestra, sem autorização prévia.
por Coordenadoria de Comunicação