Pressão do Metabase faz Anglo pedir reunião sobre PLR
Na manhã desta segunda-feira (1º) o Sindicato Metabase Itabira promoveu manifesto na portaria das minas da empresa Anglo American na cidade de Conceição de Mato Dentro, distante 176 quilômetros de Itabira. A ação contou com boa recepção dos trabalhadores onde cerca de 700 trabalhadores desceram dos ônibus para participar de uma assembleia na portaria principal da empresa. Discursos e distribuição de boletins aos trabalhadores marcaram o movimento que contou com a presença e apoio dos trabalhadores. De acordo com André Viana, presidente do Metabase, “foi necessário a presença maciça da diretoria do sindicato em Conceição do Mato Dentro devido o assédio moral que os trabalhadores tem recebido depois que rejeitaram a proposta de Participação nos Lucros e Resultados oferecida pela empresa Anglo American.” Ainda de acordo com o sindicalista, a empresa ofereceu 4,2 salários de PLR e para os cargos “de chefia” foi oferecido 5,2 salários.
O desconforto entre “o pessoal do “chão de fábrica”, ou seja, o operacional, foi grande, já que quem pega realmente no pesado são eles. Quem carrega a Anglo nas costas e garantiu um crescimento de 61% em relação ao mesmo período de 2018 foram esses trabalhadores.” Ainda de acordo com o presidente não há nenhum tipo de discriminação com os cargos altos da empresa, “…respeitamos a hierarquia, mas essa discrepância absurda de valores não podemos aceitar”.
Outro item que causou o descontentamento dos trabalhadores foram as negociações com propostas diferentes nas bases do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, quando foi oferecido um salário como adiantamento e em Conceição do Mato Dentro, durante a assembleia, não foi apresentada. André Viana acrescentou que haverá uma nova assembleia em breve: “Mas primeiro é necessário uma nova reunião com a Anglo para negociarmos a nova proposta de PLR. Apesar da empresa estar obrigando os trabalhadores a assinarem um abaixo-assinado requerendo nova assembleia, é necessário salientar que quem define quando, como e onde se monta uma assembleia é o Sindicato e não a empresa.
É prerrogativa da Instituição definir a melhor data para ouvir os trabalhadores e assim será. Essa diretoria não vai ceder à pressão de chefes, principalmente aqueles que estão assediando moralmente nosso trabalhadores. Se querem diálogo assim será, mas diálogo sem conquista não nos interessa. Se para avançar for necessário a resistência, assim será. Não fugimos a luta…” Finalizou o sindicalista.
EM TEMPO:
Devido a manifestação feita nesta manhã em Conceição do Mato Dentro pelo Metabase Itabira com a mobilização dos trabalhadores, a empresa Anglo American solicitou reunião com a diretoria do Metabase Itabira para amanhã, (02).