Pressionado, Cruzeiro controla bem o São Paulo e vence na estreia do Brasileirão
Era só a primeira rodada, mas Cruzeiro e São Paulo iniciaram o Campeonato Brasileiro pressionados. Em menos de quatro dias, o torcedor celeste viu seu time perder o clássico e o Estadual para o arquirrival Atlético, além de ser eliminado na Copa Sul-Americana pelo inexpressivo Nacional-PAR.
O tricolor do Morumbi, por sua vez, colecionou nos cinco primeiros meses do ano eliminações precoces no Paulistão, Copa do Brasil e Sul-Americana, deixando o técnico e ídolo Rogério Ceni com a corda no pescoço. Por tudo isso, o confronto deste domingo, no Mineirão, significava bem mais que uma simples estreia no Nacional.
E neste cenário de tensão, o time de Mano Menezes, que tinha muitos desfalques, manteve a cabeça no lugar, fez uma partida bastante equilibrada e conseguiu uma importantíssima vitória por 1 a 0. O único gol do jogo foi marcado por Ramón Ábila, no comecinho do segundo tempo.
O Cruzeiro volta a campo pelo Brasileirão no domingo que vem, quando enfrenta o Sport, às 19h, na Ilha do Retiro. Já os paulistas recebem o Avaí, no Morumbi, um dia depois.
O jogo
Aos sete minutos, Arrascaeta sofreu falta pela esquerda. Ele mesmo foi para a cobrança e, apesar de ter pegado forte na bola, Renan Ribeiro pegou no canto esquerdo sem muitas dificuldades.
A primeira boa jogada dos visitantes veio aos 18 minutos. Marcinho recebeu de Cueva e cruzou rasteiro. A bola percorreu a área celeste e sobrou para Júnior Tavares, que, sozinho, pegou fraco na bola, facilitando a defesa de Fábio.
O Cruzeiro não deixou barato e começou a pressionar o São Paulo. Aos 23, Arrascaeta roubou a bola da direita e tocou para Romero. O argentino cruzou na cabeça do compatriota Ábila, que testou por cima do travessão.
Aos 31, o próprio Ábila perdeu uma chance incrível. Após lançamento de Rafinha, o centroavante ganhou a dividida de Rodrigo Caio e invadiu a área sem marcação, mas conclui em cima de Renan Ribeiro.
O São Paulo chegou com perigo uma última vez antes do intervalo. Aos 38, num contra-ataque rápido, Marcinho encontrou Cueva livre no segundo pau. O peruano chegou um pouco desequilibrado na bola e a conclusão saiu raspando a trave direita de Fábio.
O segundo tempo mal havia começado e o Cruzeiro abriu o placar. Num lance de muita esperteza, o capitão Henrique cobrou lateral com rapidez para Alisson, que avançou pela esquerda e cruzou rasteiro para Ábila, que só empurrou para as redes de Renan Ribeiro.
Em desvantagem no placar, o São Paulo tentou responder rápido. Aos quatro, Luiz Araújo, que havia entrado no lugar de Cueva, avançou pela esquerda, passou por Dedé, invadiu a área e bateu, mas Léo conseguiu travar a finalização do atacante.
Depois do susto, o Cruzeiro diminuiu o ritmo da partida e conseguiu esfriar o ímpeto do rival. Mano Menezes ainda reforçou o setor defensivo promovendo a entrada de Lucas Silva no lugar de Rafinha. A tática funcionou e a Raposa saiu de campo com os três pontos.
Cruzeiro 1 x 0 São Paulo
Motivo: 1ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: 14 de maio de 2017
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CBF-RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moises (CBF-RJ) e Michael Correia (CBF-RJ)
Gols: Ramón Ábila, aos 2 min do 2ºT
Cruzeiro: Fábio; Lucas Romero (Lennon), Léo, Dedé e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson, Rafinha (Lucas Silva) e Arrascaeta; Alisson e Ramón Ábila (Raniel). Técnico: Mano Menezes
São Paulo: Renan Ribeiro; Thiago Mendes, Maicon, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Éder Militão (Thomaz), Jucilei, João Schmidt e Cueva (Luiz Araújo); Marcinho (Gilberto) e Lucas Pratto. Técnico: Rogério Ceni
ITATIAIA