GERALITABIRA E REGIÃO

Procon Itabira faz mobilização para coibir fraudes na Black Friday

No dia 26 de novembro acontece em todo o país a tradicional Black Friday. A proposta do comércio é realizar um dia de promoção em todos os setores para alavancar as vendas. O evento atrai consumidores tanto para vendas físicas quanto on-line. Para evitar que os clientes sejam vítimas de promoções falsas, o Procon Itabira prepara uma mobilização com alertas para que os consumidores estejam atentos e não caiam em golpes.

O monitoramento realizado pelo Procon de Itabira tem o objetivo de evitar promoções e descontos enganosos. A ação permitirá que o órgão de defesa do consumidor autue as empresas que praticarem publicidade enganosa e abusiva ou descumprirem ofertas expostas em cartazes e panfletos.

De acordo com a secretária executiva do Procon, Vírgínia Cleiston Magalhães Menezes Cruz, a proposta de vendas com o slogan Black Friday ganha força no formato de vendas on-line, ainda mais com o protagonismo que as compras pela internet ganharam na pandemia. “Com o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 aumentou consideravelmente o número de compras feitas pela internet e consequentemente tem sido registrado mais fraudes no órgão que atende o consumidor. No próximo mês a preocupação redobra, devido a avalanche de ofertas por causa da Black Friday”, explica a secretária.

Vírgínia Menezes alerta ainda para que os consumidores fiquem atentos com vendas pelo telefone celular e aplicativos de troca instantânea de mensagens, “ambientes propícios para aumento de fraudes”, orienta.

O Procon de Itabira dá dicas importantes para quem quer aproveitar o período de compras com mais segurança:

  1. Desconfie de preços muito abaixo da média, pois podem ser indícios de fraude.

     2- Muito cuidado com ofertas enviadas por e-mail, por SMS, redes                     sociais, especialmente de lojas que você desconhece. Para verificar a               segurança da página,  você deve verificar se a página tem um cadeado             que aparece no canto esquerdo da  barra de endereço ou no rodapé da           tela do computador.

        O endereço da loja virtual  deve começar com          https://.

  1. Ao efetuar as compras, prefira pagar com cartão de crédito, porém não informe seus dados do cartão pelas redes sociais. Atenção com sites que só aceitam receber por boleto ou transferência bancária. A compra realizada com cartão de crédito, caso apresente algum problema é mais fácil conseguir ressarcimento junto ao banco.
  2. O site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contactada. A página virtual também é deve disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

O Procon de Itabira está localizado na avenida Vila Lobos, nº 82, loja 04, Esplanada da Estação, e atende com horário agendado de 08h30 às 12h e das 13h às 16h30. A orientação é que o consumidor que se sentir lesado ou tiver problema relacionado a compra durante a Black Friday, registre sua reclamação pelo whatsapp 3839-2943.

COMPARTILHAR