SAÚDE

PSFs abrem as portas para vacinação contra a Covid-19 e Influenza neste sábado

Unidades do Programa Saúde da Família (PSFs) abriram as portas em Itabira neste sábado (15) para a vacinação contra a Covid-19 e a Influenza. A ação faz parte da nova estratégia desenhada pela Secretaria Municipal de Saúde para as campanhas de imunização, que dá mais protagonismo aos postos dos bairros e diminui as filas nos drive-thrus. 

Neste sábado, o funcionamento é de 8h às 17h, nos PSFs dos bairros Fênix, Clóvis Alvim, Pedreira I e II, Santa Ruth e Santa Marta, Gabiroba de Cima I e II e João XXIII e Machado. O atendimento é por agendamento, para evitar aglomerações. As duas campanhas contemplam idosos com idades acima de 60 anos. Também já estão sendo chamadas algumas pessoas com comorbidades ou deficiência permanente no caso da imunização contra a Covid-19. 

A manhã de vacinação foi acompanhada de perto pela coordenadora de Gestão em Saúde, Vânia Maimone, e pela superintendente de Ação em Saúde, Luthiene de Freitas Mota. Elas percorreram os PSFs e conversaram com funcionários e pessoas da comunidade. 

Vacinação segue

Além dos PSFs, a vacinação contra a Covid-19 segue também nos drive-thrus da Prefeitura e na Funcesi. Neste sábado as duas estruturas estão funcionando para vacinar com a segunda dose de Coronavac pessoas com idades entre 68 e 69 anos. Na segunda-feira (17), a imunização com a dose complementar segue no estacionamento da Funcesi, dedicada a pessoas com 67 anos. 

Paralelo ao calendário de idosos, a Secretaria Municipal de Saúde abriu cadastro para as pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes. O formulário, disponível no portal da Prefeitura de Itabira, contempla a primeira fase da imunização desse público, destinada a pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos; pessoas com doença renal crônica em terapia substitutiva (diálise) acima de 18 anos; gestantes e puérperas (mulheres que deram a luz em até 45 dias) com comorbidades e acima de 18 anos; pessoas com comorbidades cadastradas de 55 a 59 anos; e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

COMPARTILHAR