Puxado por queda na agricultura, PIB de Minas recua 0,7% no terceiro trimestre
O PIB de Minas Gerais teve queda de 0,7% no terceiro trimestre deste ano em relação ao segundo trimestre, aponta análise da Fundação João Pinheiro apresentado nesta quinta-feira (14), a partir de dados do IBGE.
No ano, a variação positiva é de 0,1% no nos nove primeiros meses. A perspectiva é que o Estado feche 2017 com um crescimento entre 0,3% e 0,5%.
A principal contribuição para a queda na economia mineira no terceiro trimestre veio do setor de agropecuária, com retração de 8,4%. No Brasil (que teve crescimento global de 0,1% na comparação com o trimestre anterior), o setor de agropecuária teve queda de 3,0% no mesmo período.
Uma das explicações para esses números, apontam os pesquisadores da João Pinheiro, é a sazonalidade do café, que tem grande peso para a economia mineira. O fruto alterna anos de produção maior com anos de baixa – o que foi o caso de 2017. Ainda que a produção tenha sido boa, os números excepcionais de 2016 não foram superados.
A análise divulgada hoje também aponta um resultado levemente positivo no setor industrial – com destaque para a indústria de transformação, com alta de 1,4% no terceiro trimestre, em comparação com o anterior. É a terceira alta consecutiva na área.
A indústria da construção civil em Minas, no entanto, segue a tendência ruim observada no últimos tempos. A queda no terceiro trimestre foi de 1,5%, em comparação com o trimestre anterior. A retração no ano soma 7,7% e, em 12 meses, -8,2%.
HOJE EM DIA