SMS receberá cerveja Belorizontina de consumidores de Itabira e Procon emite nota; veja o que fazer
Considerando os recentes fatos noticiados que envolvem a cerveja da marca “Belorizontina”, a Secretaria Municipal de Saúde de Itabira, por intermédio da Vigilância Sanitária, informa que está disponível para receber cervejas, exclusivamente da marca em questão, de moradores de Itabira e distritos que possuem o produto para consumo próprio.
O material ficará sob a custódia da Secretaria Municipal de Saúde para encaminhamento às investigações necessárias. A entrega deverá ser feita diretamente na Superintendência de Vigilância em Saúde, situada à Rua Jacutinga, número, 15, bairro Campestre, de segunda à sexta-feira, no horário das 8h às 11h e das 13h às 17h. Não serão recebidas as cervejas de bares, restaurantes, supermercados e comércio em geral.
Quanto aos lotes sob investigação (L1 1348, L2 1348, L2 1354 e outros que vierem a ser citados pela Polícia Civil de Minas Gerais ou Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), a Secretaria Municipal de Saúde de Itabira recomenda a não comercialização dos mesmos e a sua custódia pelo estabelecimento comercial até finda investigação.
Nota do Procon Itabira
O PROCON Itabira informa que tomou todas às providências necessárias para que os lotes L1-1348, L2-1348 e L2-1354 da cerveja Belorizontina, Cervejaria Backer, fossem retirados de comercialização no município de Itabira/MG, e que na segunda-feira, dia 13, realizou operações de verificação em todos os estabelecimentos que se têm notícias de revenda do produto, não encontrando uma garrafa sequer de qualquer dos lotes.
A ação foi cuidadosa e pautada no Laudo Técnico da Polícia Civil de Minas Gerais (Processo nº 1510.01.0004009/2020-93) que apontou contaminação por substância dietilenoglicol em duas amostras de cerveja dos lotes L1 1348, L2 1348 L2 1354.
O PROCON colocou todos os seus canais de atendimento à disposição dos consumidores para que, em caso de dúvidas ou denúncias, acionem imediatamente o órgão, inclusive para coleta das amostras que serão entregues à Força Tarefa que investiga o caso. “Todas as equipes de fiscalização, atendimento e orientação do PROCON Itabira estão à disposição da Força Tarefa para agir conforme as diretrizes estabelecidas de forma responsável e que visem verdadeiramente resguardar a integridade física dos consumidores”, conforme relato do Secretário Executivo do Procon Itabira, Fabrício Chaves Pinto
Já na data de 14/01/2020 o Ministério da Agricultura determinou, que todas as CERVEJAS DA BACKER sejam recolhidas e que seja suspensa a venda dos produtos.
O PROCON Itabira está sediado à Avenida Mauro Ribeiro Lage, nº 586, loja 02, Esplanada da Estação. Telefone de contato do Procon Itabira: (31) 3839-2220