Transtorno alimentar, sabe o que é?
Mulheres sofrem mais de transtornos alimentares do que os homens
O transtorno alimentar é uma doença que necessita de tratamento sendo muito importante apoiar e ter paciência com a pessoa que tem esse problema. É uma alteração na relação da pessoa com a comida, na forma como ela come. Ela faz restrição baseada em calorias, ou em tipo de alimentos ao invés de se alimentar da maneira saudável com alimentos variados.
A compulsão alimentar, bulimia e anorexia estão entre os tipos de transtornos.
A alteração no jeito de se alimentar é comum em todos os transtornos. Mulheres têm 9 vezes mais anorexia e bulimia que os homens e 2 vezes mais compulsão alimentar, porém a doença atinge homens, mulheres, crianças, adolescentes e adultos. Devido a precocidade nas crianças os transtornos têm aumentado muito.
Quando a pessoa está com compulsão alimentar ela ingere uma grande quantidade de comida em um espaço curto de tempo.
Quando está com bulimia, a pessoa passa por momentos de compulsão alimentar e por comportamentos inadequados, induzindo o vômito, usando laxantes, exagerando nos exercícios, se alto medindo ou ficando em jejum.
Quando está com anorexia, a pessoa não se alimenta emagrecendo, porém mesmo magra se enxerga gorda, assim vai aos poucos parando de comer.
Para saber quando a pessoa está com transtorno alimentar, é necessário observar se ela apresenta alterações comportamentais, alterações de humor e de comportamento, recusas alimentares, passa a comer muito mais ou muito menos e apresenta emagrecimento rápido.
Para tratar o transtorno alimentar é necessário reeducação alimentar, terapia cognitivo-comportamental e na maioria das vezes profissionais, como médicos, nutrólogos ou nutricionistas.