Você percebeu o céu rosado esta semana? Entenda porque
Itabira, Belo Horizonte, a exemplo de outras cidades brasileiras, registrou céu com tom rosado nesta semana. A mudança na coloração ocorre a partir da interação da luz solar com algum material particulado em suspensão na atmosfera — poeira ou cinza, por exemplo — e possivelmente está associada à erupção do vulcão de Tonga, (Tonga é um reino polinésio com mais de 170 ilhas do Pacífico Sul) explica Anette Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“Normalmente, essa coloração mais avermelhada está associada à dispersão da radiação solar por partículas sólidas, muito pequenas. São poeiras em suspensão na atmosfera. É um fenômeno comum no nascer ou pôr do sol, principalmente depois de vários dias consecutivos seguidos sem chuva e você tem a atmosfera ‘suja’, digamos assim”, explicou.
Conforme a meteorologista, o fenômeno não necessariamente ocorre de maneira ampla. Por exemplo: pode acontecer em Belo Horizonte e não em Contagem, mesmo sendo cidades vizinhas. O fato do fenômeno desta vez ter sido registrado em várias localidades fortalece a relação com a erupção do vulcão em Tonga.
“Como o fenômeno foi visto em várias localidades de diferentes estados, especula-se que a origem do material particulado seja da erupção vulcânica que aconteceu em Tonga, na Oceania. E essas partículas foram transportadas pelos ventos até chegar na América do Sul, o que é possível, porque tudo na atmosfera é interligado”, destacou.
De acordo com ela, imagens de satélite não conseguiram confirmar a origem das partículas, mas isso não significa que elas não vieram de Tonga, o que é, inclusive, o provável. “As partículas podem ser tão pequenas que você não consegue perceber na imagem de satélite”, completa.
Fonte: Itatiaia