Homenagem aos 92 anos de Edmar Viana de Salles; Um dos mais antigos atiradores esportivos em plena atividade
O vice-presidente comercial e de relações institucionais da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) e presidente global da Taurus Salesio Nuhs presta uma homenagem ao Sr. Edmar Viana de Salles pelos seus 92 anos completados nessa segunda-feira, 15 de junho.
Salesio Nuhs conhece o Sr. Edmar desde 1990 e trabalharam juntos em 2005 na campanha do referendo pelo direito à legítima defesa.
Seu Salles, como é conhecido, é competidor de tiro ao alvo há mais de 73 anos, um ícone em campeonatos nacionais e internacionais, e filiado número 2 da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo.
Desde 1946, trabalhou na Casa Salles, uma das mais antigas empresas comerciais do Estado de Minas Gerais e tradicional loja de amas, munições e cutelaria, na qual sucedeu seu avô e seu pai, sendo o atual proprietário. Seu Salles começou a atirar no mesmo ano, em 6 de outubro de 1946, na prova de carabina para calouros e nunca mais parou.
Salles disputa o torneio nacional desde 1950 e esteve na Olimpíada da Cidade do México, em 1968. Foi mais de 30 vezes campeão mineiro, diversas vezes campeão brasileiro, sul-americano e mundial.
Considerado o atleta mais antigo em plena atividade nas provas da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, o Sr. Edmar recebeu em 2016 o título de benemérito pelos relevantes serviços prestados ao tiro esportivo brasileiro. O atleta é o atual Campeão Mundial de Master e não pretende parar por aí. Seu próximo desafio é em 2021, mas já se mostra preparado, vide o alvo de 50 metros impecavelmente atingido com munições Eley Macht no dia da comemoração de seus 92 anos (imagem abaixo).
“O Seu Salles talvez seja o atleta brasileiro mais antigo em atividade, não só em tiro esportivo. Parabéns ao Sr. Salles pelos seus 92 anos, por sua história e contribuições para o esporte. O senhor é uma grande inspiração para as antigas, atuais e novas gerações de atiradores. É uma honra homenageá-lo e lembrar parte de sua trajetória de sucesso”, diz Nuhs.