Prefeitura de Itabira divulga segundo boletim epidemiológico semanal sobre covid-19 mostrando contaminação por bairros
O novo modelo contém mais detalhes sobre o perfil epidemiológico da doença e será publicado, semanalmente. O boletim diário continuará normalmente
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, nesta quinta-feira (20), um novo boletim epidemiológico sobre covid-19. Além dos dados já inseridos no Boletim Diário, que permanecerá sendo divulgado, o novo documento contém mais detalhes sobre o perfil epidemiológico da doença no município e será publicado e distribuído semanalmente. Neste segundo boletim semanal, a cidade registra 1.756 casos confirmados, 1.554 pacientes recuperados, 193 em monitoramento, seis internados e sete óbitos.
O novo periódico revela dados como, por exemplo, presença de comorbidades (fatores de risco), presença ou não de sintomas, os sintomas mais prevalentes e a distribuição espacial dos casos por bairros. O boletim apresenta ainda indicadores importantes (taxa de isolamento social e ritmo de transmissão); gráfico que demonstra o crescimento dos casos de covid-19 na cidade, desde o início da pandemia; perfil epidemiológico dos óbitos, discriminando por sexo, faixa etária e a presença ou não de comorbidades; panorama da microrregião de saúde de Itabira, com o número de casos da doença nos 13 municípios que a compõe; total de casos suspeitos desde o início da pandemia; taxa de ocupação hospitalar dos leitos covid-19 destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
“Esses dados importam muito nesse momento, pois para além da transparência sobre a situação da doença no município, permite que cada cidadão Itabirano participe do processo de contenção do avanço da pandemia, respeitando todas as medidas de prevenção. Este é mais uma ferramenta que amplia a relação de confiança entre gestores públicos municipais, empresários e demais pessoas, no qual cada um terá a oportunidade de acompanhar o cenário e cumprir com responsabilidade o seu papel”, disse a secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares Assis Figueiredo.
Clique no link abaixo e veja em PDF o boletim: