POLÍTICA

Audiência Pública discute a qualidade da água no município de Itabira

A audiência surgiu em um momento de intensa  investigação instalada pela Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para apurar as condições da água que tem chegado nas residências dos Itabiranos.

A Câmara Municipal de Itabira realizou na noite desta quarta-feira, 20 de março, audiência pública, para discutir a qualidade da água no município, atendendo o requerimento nº 07/2024 de autoria dos vereadores Sidney Marques Vitalino Guimarães (PRD), Rosilene Félix Guimarães (PSD) e Roberto Fernandes Carlos de Araújo  (MDB). A Mesa Solene foi composta pelos seguintes membros: Vereadora  Rosilene Félix Guimarães (MDB), vereador Sidney Marques Vitalino Guimarães (PTB), vereador Roberto Fernandes Carlos de Araújo  (MDB), Carlos Carmelo Torres Moreira, Presidente do SAAE e Júlio César Rufino,  Coordenador de fiscalização da ARISB.

O objetivo desta audiência foi ouvir a população e tirar uma pauta propositiva tanto para subsidiar a CPI, quanto para nortear a política local de proteção da água.

‘’Nosso objetivo é dar prosseguimento aos trabalhos da CPI, abrindo a oportunidade para a população se manifestar. Já tivemos outros contatos com a comunidade, mas essa é uma oportunidade da gente reunir as autoridades, os outros vereadores, ouvir os presidentes das associações dos bairros que estão aqui presentes e que são diretamente afetados por esses problema, disse a presidente da CPI, Rosilene Félix Guimarães (PSD), no início da sessão, lembrando ainda que dia 22 de março é o dia da Água, momento oportuno para fomentar as condições de uso e preservação deste bem jurídico tão importante.

O promotor de Justiça Renato Ângelo, apresentou dados sobre a qualidade da água. Usando um relatório referente a 2022 da ARISB, agência encarregada de fiscalizar o Saae. O promotor mostrou que ocorreram turbidez acima do tolerado, cloro residual livre e cor aparente maior que o tolerável na rede de distribuição da ETA Pureza. Além disso, foram detectados coliformes totais nos sistemas de Carmo e Chapada, ambos em amostras na saída do tratamento, sendo que o sistema Chapada também acusou uma amostra de coliformes fecais na rede de distribuição. Ainda foi encontrada a bactéria E. coli em uma amostra na saída do tratamento de Senhora do Carmo.

Ainda durante a audiência o SAAE apresentou dados que demonstravam o seu  desenvolvimento e o cumprimento de normas estabelecidas pela ARISB.

O presidente Heraldo Noronha disse em seu discurso que estava preocupado com o uso da água para beber e até tomar banho, pois às vezes a qualidade está muito a desejar.

Todos os vereadores presentes se pronunciaram. O público presente também pode se manifestar por até 3 minutos.

COMPARTILHAR