GERALITABIRA E REGIÃOSAÚDE

Minas amplia vacinação contra meningite C para pessoas de 16 a 30 anos

Jovens de 16 a 30 anos, trabalhadores da saúde, do ensino superior e técnico e estudantes universitários podem receber a aplicação da vacina contra a meningite C a partir da próxima quinta-feira (3) em Minas Gerais. A ampliação do público alvo foi confirmada pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, em coletiva de imprensa. 

Segundo o secretário, a medida segue uma análise feita pela pasta que identificou que esse público não foi vacinado na infância. Além disso, a ampliação temporária tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença, que, desde 2017, não atinge a meta de cobertura.

“Se a gente incluir há 12 ou 13 anos atrás essa vacina, esse grupo é o que não foi vacinado. Então nós vamos aumentar a cobertura vacinal protegendo ainda mais a população e essa bactéria correndo um risco menor de transmissão”, explicou Baccheretti. 

Atualmente, apenas 76% das crianças mineiras foram imunizados contra a doença. A vacina foi introduzida na campanha de vacinação do estado em 2009.

O secretário explicou ainda que, apesar da medida, não há uma alteração do número de mortes em 2022, em relação aos últimos anos, e nem um surto. 

Para Baccheretti, a queda da doença nos últimos anos pode estar associada ao isolamento realizado devido à pandemia da Covid-19. “A meningite é uma doença infecciosa e o fator mais importante é o convívio. Em 2020, o isolamento ele evitou covid, gripe e meningite. Quando comparamos então os dados com 2019 vemos que dentro do convívio social normal nós estamos igual”, afirma.

Público-alvo 

A vacina meningocócica C já é ofertada em duas doses, para as crianças de três e cinco meses de idade e uma dose de reforço, para as de 12 meses. Além disso, a vacina está disponível para aquelas de até 10 anos que, por algum motivo, ainda não foram vacinadas e também para todos os trabalhadores de estabelecimentos de saúde.

Já os adolescentes de 11 e 12 anos recebem a vacina meningocócica ACWY. Segundo Baccheretti, o imunizante é mais moderno e tem cobertura para maior número de cepas da doença. 

Segundo a SES, as vacinas já estão disponíveis em postos de saúde de todo o Estado. O público de 16 a 30 anos, trabalhadores da saúde, do ensino superior e técnico e estudantes universitários podem ter acesso ao imunizante a partir do dia 3 de novembro.

Fonte: Hoje em dia

COMPARTILHAR