GERALITABIRA E REGIÃO

Saiba quais erros evitar para não zerar a Redação do Enem 2022

A expectativa dos candidatos que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 só cresce. Neste domingo (13), além da prova de Linguagens e Ciências Humanas, os estudantes farão a Redação, o único teste subjetivo do Enem. Para ajudar quem está na reta final de preparação, especialistas citam erros que o candidato deve evitar para consturir um bom texto.

De acordo com o professor de Redação João Filho, da plataforma Professor Ferretto, muitos alunos têm dificuldade na hora de elaborar o texto, seja por não estarem a par do assunto que está sendo discutido, seja por não conseguirem desenvolver bem as ideias no papel. Para ele, os erros mais cometidos estão relacionados às regras gramaticais.

“Acredito que os principais erros digam respeito ao domínio da norma culta. Inclusive, entre os fatores que geram dificuldade para se tirar nota mil estão questões como uso da vírgula, acento grave indicativo de crase, regência, concordância, ortografia, elementos de natureza sintática e pontuação”, explicou o especialista.

Outro erro é deixar de utilizar repertório sócio-cultural e conhecimento de outras áreas. “Os alunos erram por não levar repertórios, citações e menções a pensamentos de filósofos e historiadores. É sempre bom ter uma máxima de Zygmunt Bauman, Aristóteles, Platão e Milton Santos, pensadores da realidade brasileira e ocidental”, aconselhou João Filho.

Texto dissertativo argumentativo
O professor cita ainda a importância de se estruturar bem o texto dissertativo-argumentativo e de deixar claro a compreensão do assunto que está sendo abordado. Ele alertou que a fuga do tema proposto e a falta de estrutura da Redação pode levar o candidato a zerar a prova.

“O aluno tem que entender que o texto precisa ter um fato, uma opinião sobre o fato e argumentos defenderão o ponto de vista sobre esse fato. É importante lembrar que, na hora de escrever a Redação, o texto precisa estar estruturado de forma dissertativa argumentativa, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão, sem isso, o aluno pode zerar a prova”.

João Filho ressaltou ainda a necessidade de utilizar operadores argumentativos já que, segundo ele, a falta de conexão no texto pode tirar pontos do candidato.

“É preciso que o aluno entenda o que são operadores de coesão interfrasal e interparágrafos, como ‘de início’, ‘outro sim’, ‘logo’, ‘portanto’ e na conclusão ‘cabe ao Governo Federal’, por exemplo”. 

Cinco competências avaliativas
O especialista explicou que atender às cinco competências nomeadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é a “chave” para uma boa nota na Redação.

Confira abaixo os aspectos básicos para a prova subjetiva:

  1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
  2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
  5. Respeito aos direitos humanos

‘Tranquilidade’ e ‘cabeça fria’
Para o professor e coordenador do Pré-Enem das Faculdades Promove, José Eustáquio Simões, além de preservar as regras textuais, é importante que o candidato se mantenha tranquilo durante a realização da prova.

“Hora da Redação é de tranquilidade, tem que estar com a cabeça tranquila e livre de qualquer prejulgamento. É preciso ler o tema e entender ele. Muito cuidado para não tirar zero por falar o contrário do que estava proposto”, alertou.

O professor afirmou que não há um momento certo para se fazer a Redação, tanto faz antes ou depois de responder às questões de múltipla escolha. Para ele, cada candidato reage de forma diferente.

“Acho que todos devem desenvolver técnicas durante o treinamento prévio para a prova. Deixe com que a tranquilidade tome conta de você. A forma, cada um tem um jeito, mas pode ser pela respiração, pensar em algo diferente, em um filme, em um parente ou até responder algumas questões primeiro enquanto pensa no tema selecionado”, sugeriu José Eustáquio Simões.

Veja os horários do Enem neste domingo (13):

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas: 19h

Fonte: Hoje em Dia

COMPARTILHAR