SEM CATEGORIA

Você come sardinha? Então veja isso.

Sardinha

100 gramas de sardinha crua apresentam 21 gramas de proteína. Ela contribui para a saúde do cérebro, é ótima fonte de proteínas de alto valor biológico, é boa fonte de cálcio, fósforo, selênio, vitamina D, vitamina B12, ácidos graxos e ômega-3 especialmente quando consumida com as espinhas.

A sardinha enlatada é uma opção quando não for possível comprar sardinhas frescas. Nas sardinhas frescas as proteínas e minerais são mantidos. Já as enlatadas apresentam desvantagens como maior quantidade de sódio e a proteção interna das latas transfere toxina para o alimento.

As sardinhas conservadas em óleo preservam mais o ômega-3 que em água, porém é preciso escorrer bem o óleo da lata porque na maioria das vezes, são utilizados óleos refinados para a conserva. O ideal seriam peixes em conserva de azeite e em embalagem de vidro.

O ômega-3 ajuda a controlar os níveis de triglicérides sanguíneos e a vitamina B12 regula os níveis de homocisteína, que são fatores de risco para doenças cardiovasculares se estiverem elevados.

As sardinhas são ricas em Purina por isso quem tem ácido úrico alto deve comer com moderação.

COMPARTILHAR